Poeta Don

Site de Poesia. Rima. Tudo isto sempre pensando no leitor.

A minha foto
Nome:
Localização: Esteio, RS, Brazil

Jornalista e Poeta. Sou formado em Jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul. Quanto à poesia, ainda estou aprendendo. Sou funcionário público.

23.6.06

Prêmio Literário da Trensurb


"Eu amo a Trensurb e repito de novo: eu amo o trem porque é o transporte do povo"! Esta frase está andando de trem por aí...

PROMOÇÃO "EU AMO A TRENSURB" DIVULGA OS VENCEDORES Sexta-feira, 09 de Junho de 2006 A segunda edição da promoção "Eu amo a Trensurb", que contou com 513 frases enviadas por usuários participantes declarando seu amor pelo metrô gaúcho, entregou na tarde desta sexta-feira, 9, os prêmios aos três autores dos melhores textos. Os ganhadores receberam os prêmios no gabinete do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, às 15h. As frases vencedoras foram selecionadas pela Casa do Poeta de Canoas. Seus autores receberam, cada um, jantares-cortesia para duas pessoas, no Restaurante e Churrascaria Passoquinha, na Pizzaria Jardim do Lago, em Canoas, e uma cesta com produtos surpresa. A promoção é organizada pelo Setor de Relações Comunitárias (Serel) da Trensurb. Após receber os prêmios, eles conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) da Trensurb. Confira os nomes dos vencedores e as frases escolhidas "Amores vão, amores vêm, mas eu amo mesmo é esse trem." Autor: Marco Antonio Cogo, 35, é morador da cidade de Esteio, auxiliar administrativo e usa diariamente o metrô para chegar ao seu local de trabalho. Ele enviou apenas duas frases para a promoção e conta que "quando vi o cartaz da divulgação dentro do trem já pensei na minha frase, e foi essa mesma que venceu". "Eu amo o Trensurb e repito de novo: eu amo o trem porque é o transporte do povo! " João Batista da Silva Machado, 41, é jornalista e poeta. Recentemente ele lançou seu primeiro livro chamado Amigos. Concorreu com 40 frases na promoção. Para João "andar de trem é muito inspirador. Eu escrevi vários poemas dentro do trem. Um dos textos do seu livro é uma homenagem à estação Esteio. Gosto de fazer poemas rimados e com pessoas". "Torcer para o Brasil na Alemanha e viajar neste trem é paixão que a gente tem." Jair Morais, 45, é técnico administrativo. Morador da cidade de Porto Alegre, ele utiliza diariamente o metrô para trabalhar na cidade de Canoas. Jair conta que "andar de trem para mim é fundamental. Na Trensurb eu encontro qualidade, segurança, higiene e um tratamento muito especial".

O Código da Vinci

Este é o texto que saiu no Jornal Eco do Sinos, onte tenho uma coluna. A Direção do Jornal é dos meus amigos Inês, Heráclito e Charles. Um grande abraço para eles!

O Código da Vinci
Colaborador João Batista Machado*
osapostolicos@terra.com.br

Dentro da minha proposta de trazer para os leitores do Jornal Eco do Sinos sempre algo novo, aproveito este espaço para abordar o livro/filme O Código da Vinci, escrito por Dan Brown e levado para as telas por Ron Howard.
O livro já é um dos mais vendidos em qualquer lugar do mundo e o filme é sucesso inquestionável de bilheteria. O livro não fica muito tempo nas prateleiras. Há filas e filas diante das salas de projeção para assistir ao filme.
Quanto ao livro, o que tenho a dizer é que é uma obra ficcional que aborda, como o próprio nome diz, um segredo guardado pelo pintor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519). Este segredo, o tal código, seria a informação de que Jesus Cristo teria tido filhos com Maria Madalena, formando com ela uma linhagem que chegou até os nossos dias. Já a adaptação ao cinema, até onde estou informado, é uma adaptação mais ou menos fiel, pois acrescenta certa dose de ação extra.
Sei que a estória é mais complexa e que talvez nem tenha a pretensão de impor uma corrente de pensamento. Porém, sabemos que nos dias em que vivemos qualquer obra pode se tornar pretexto para longos e estéreis debates desnecessários.
Livros são as portas para o conhecimento. Hollywood é a fábrica de sonhos. Mas cuidado: tenha acesso ao conhecimento e não abra mão do seu direito de sonhar, mas sem cometer deslizes!
A Bíblia, que é o maior livro que a humanidade conhece e que nos dá o pleno entendimento das coisas espirituais, não nos informa isto! Ela diz que Jesus Cristo deixou uma linhagem espiritual. Ele não deixou filhos carnais.
Não é o caso de criticar acidamente apenas pelo bel prazer de criticar. Deixo isto para os críticos profissionais, meus prezados colegas de imprensa. O que vem à tona é o dever de informar aos leitores a verdade. Não estou com isto subestimando a inteligência e o senso crítico dos amigos leitores. Apenas não deixando de registrar minha posição quanto a uma obra de sucesso passageiro, que, talvez, no ano que vem, não mais nos lembraremos dela. Mas a Bíblia sim, esta jamais sairá das nossas vidas, porque não é um livro ficcional.


*Jornalista

22.6.06

Nasci!


Olá, pessoal! Quantas e quantas vezes eu disse para vocês: "Aguardem o meu blog"? Pois agora EU NASCI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



O rapaz aí da foto é o Iury. O outro é o Don.