Poeta Don

Site de Poesia. Rima. Tudo isto sempre pensando no leitor.

A minha foto
Nome:
Localização: Esteio, RS, Brazil

Jornalista e Poeta. Sou formado em Jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul. Quanto à poesia, ainda estou aprendendo. Sou funcionário público.

17.11.06

Influências e Confluências (4)


O homenageado desta vez é o escritor Edgar Allan Poe. Este poeta me influenciou muito e por isto ele está aqui nesta página. Vejam um trecho do poema "O Corvo":

"Profeta", disse eu,
"Profeta - ou demônio ou ave preta!
- Fosse diabo ou tempestade
Quem te trouxe a meus umbrais,
A este luto e este degredo,
E esta noite e este segredo
A esta casa de ânsia e medo,
Dize a esta alma a quem atrais
Se há um bálsamo longínquo
Para esta alma a quem atrais!"
Disse o Corvo, "Nunca mais".
"Profeta", disse eu, "profeta - ou demônio ou ave preta!
- Pelo Deus ante quem ambos somos fracos e mortais,
Dize a esta alma entristecida,
Se no Éden de outra vida,
Verá essa hoje perdida
Entre hostes celestiais,
Essa cujo nome sabem as hostes celestiais!"
Disse o Corvo, "Nunca mais".


Agora, este poema de minha autoria:

NUNCA O CORVO DE POE (Don)
O sol se põe
Um poema se compõe
À luz daquelas velas
Aquelas velhas histórias
Nunca! Nunca voaram
Nunca voltaram
Para lugar algum.

Eu releio tudo
Poe ticamente
Como antigamente
Morte incidental
Nunca! Nunca volta
Nunca vota
Desconfiança.

Eu reviro as noites
Chorando cada vez mais
Somente eu e o corvo
Um estorvo, um estouro
Na noite solitária
Esteticamente Poe
Eticamente Poe
POETICAMENTE!!!

O escudo protetor

Após dormirmos uma noite de sono alentador, reconfortante e saudável, antes de pisar os pés para fora da cama, é bom que nos revistamos de poder. Ao nos destaparmos das cobertas do leito, é bom nos cobrir com um escudo protetor. Qual seria ele?
Salmo 5: “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando. Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade e contigo não subsiste o mal” (versículos 3 e 4). Muito bom! Despertamos, oramos e agora viramos para o lado e dormimos novamente? NÃO!!! Há um desafio lá fora da porta para vencer! Deus nos dá o pão, mas temos que ir buscá-lo!
A cada dia, quando saímos da nossa casa, sofremos pressão interna e externa para burlas as regras de Deus. Somos desafiados e tentados a sermos frios, insensíveis, desonestos, aéticos e desumanos. Felizmente, o escudo de Deus não é tão pesado assim, sendo bem mais leve que o fardo que o inimigo quer nos impor (Mateus 11:30).
No trabalho, precisamos nos revestir com o escudo protetor de Deus. Afinal, Ele “destrói os que proferem mentira; o Senhor abomina ao sanguinário e ao fraudulento” (versículo 6). Para não cairmos na tentação de fraudar quem quer que seja (colega de trabalho, sócio, chefe, cliente, freguês etc) temos que ter sempre em mente a pequena oração do versículo 8: ”Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários”.
Vamos confiar em Deus na nossa rotina diária! Jamais nos esqueçamos de que “Deus defende os que confiam nele e amam o seu nome” (versículo 11). Por fim, com o versículo 12 se encerra o quinto Salmo da Bíblia, que diz que Deus abençoa “o justo e, como escudo, o cerca da sua benevolênca”.
Que maravilhosa proteção é a misericórdia de Deus... Mas isto é assunto para o Salmo seguinte, que estudaremos na próxima edição do Jornal Eco do Sinos.

www.ecodosinos.com.br